Sistema Creta Login – Justiça Federal de Alagoas (jef.jfal.jus.br): Saiba como acessar o sistema para realizar a consulta de processos judiciais, além de conferir as principais informações sobre a plataforma.
O Creta AL é um sistema no qual pode ser realizada a consulta de processos judiciais online, desde que se tenha em mãos os dados necessários, como o número do processo, CPF, nome da parte envolvida e outros.
Através do Cetra Alagoas, os processos tramitam online, o que permite que as partes envolvidas consigam consultar as informações relacionadas ao andamento do processo rapidamente, ou, realizar o anexo de documentos solicitados pela justiça/como parte de provas.
O acesso ao sistema Creta Alagoas acontece devido ao cadastro de usuário e senha, os quais apenas advogados e tribunal de justiça possuem acesso. Já para consultas simples sobre o andamento do processo, as partes envolvidas podem conferir através do número do processo, CPF/CNPJ.
Sobre o sistema Creta AL JF
O sistema foi elaborado por profissionais da Subsecretaria de Informática do Tribunal Regional Federal da 5ª região – TRF5 em parceria com a empresa Infox (sede Aracaju), com o objetivo de realizar a otimização, organização e agilidade de processos judiciais, a fim de reduzir o tempo gasto e trabalho mecânico realizado pelos servidores públicos.
Com o sistema agilizando o desenrolar dos processos virtuais, os servidores podem ser direcionados para outras tarefas intelectuais. Lembrando que, o sistema só poderá ser acessado por advogados ou partes envolvidas no processo que estejam cadastradas no Creta AL.
Ao utilizar o login para acesso, os advogados cadastrados podem realizar juntada de petições, envio de anexos e acessá-lo a qualquer momento.
Uma das vantagens do sistema não é apenas a agilidade na burocracia dos processos, mas também na redução de custos com arquivos em papel que precisam de pastas, móveis e local para serem guardados, além dos custos com a impressora para realizar impressões e cópias.
Na resolução de 20/02/02, já havia sido autorizado pelo TRF5 a substituição de processo em papel para auto digital.
Como efetuar login Creta AL
Para seções da 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª, 14ª varas federais, para entrar:
- Acesse o login do sistema através do link (jef.jfal.jus.br);
- Em seguida, informe os dados de usuário, senha e código de segurança;
- Clique em “acessar” para ter acesso às informações processuais.
Para acompanhar apenas o andamento do processual, clique aqui e informe o número do processo.
Caso ocorra dificuldade para efetuar o login, acesse o suporte.
Como se cadastrar no Creta Alagoas
Você é advogado e ainda não possui cadastro no Creta Alagoas? Confira o que é preciso e como realizar seu cadastro. Lembrando que as partes envolvidas nos processos, precisam apenas realizar a consulta com os dados que o advogado informar (número do processo e partes envolvidas), visto que, poderão conferir apenas o andamento processual.
Confira a seguir quais os documentos necessários para cadastro Creta AL:
Advogado
- Cópia do registro na OAB – Ordem dos Advogados do Brasil;
- Cópia do CPF – Cadastro de Pessoa Física (lembrando que os documentos que possuem o número do documento também são aceitos);
- Termo de compromisso assinado e preenchido com as informações: Nome completo, CPF e RG, OAB, e-mail, data de nascimento, endereço (número, bairro, logradouro, UF e CEP), telefones para contato.
Assistente técnico advogado
- Cópia do CPF – Cadastro de Pessoa Física (lembrando que os documentos que possuem o número do documento também são aceitos);
- Termo de compromisso assinado e preenchido com as informações: Nome completo, CPF e RG, e-mail, data de nascimento, endereço (número, bairro, logradouro, UF e CEP), telefones para contato.
- Informar autorização para configuração de escaninho. Além de mostrar a indicação de advogado responsável junto com o número de inscrição OAB e assinatura do mesmo.
Como realizar o seu cadastro
O cadastro deverá ser realizado na 5ª região, ao comparecer no Núcleo Judiciário da respectiva Seção, numa unidade vinculada ao mesmo, a qual seja responsável pela representação das Subseções Judiciárias, a fim de realizar a solicitação do cadastro, portando em mãos os documentos solicitados para cadastro de acordo com o artigo 6º resolução nº3/2016.
No caso de juizados especiais, o cadastro poderá ser realizado em qualquer unidade de Justiça Federal do país, portando a documentação necessária, a fim de solicitar ao servidor responsável que lavre a certidão para atestar a identificação presencial.
Logo após realizar o requerimento para cadastro Creta Alagoas, os documentos apresentados serão encaminhados pelo servidor de justiça para o e-mail da Coordenadoria Regional de Juizados Especiais Federais do TRF5, para enfim, serem redirecionados ao núcleo Judiciário seccional e de cadastramentos.
Quando o processo estiver finalizado, o advogado será contatado e receberá suas informações para login.