conta corrente ou poupanca

Como saber se a conta é corrente ou poupança?

Como saber se a conta é corrente ou poupança? Você também possui essa dúvida? Não se preocupe, pois aqui neste artigo vamos ajudá-lo a descobrir qual o seu tipo de conta, ajudando a esclarecer suas dúvidas em relação ao assunto.

Normalmente, ao realizar a abertura de uma nova conta, o cliente é quem decide se deseja uma conta corrente ou poupança, informação que constará no contrato.

Mas, é comum ir fazendo uso do cartão sem se preocupar com esse detalhe, a não ser quando transações como depósito ou transferências precisam ser realizadas, pois, nesse caso, será necessário utilizar esse tipo de informação a fim de concluir a transação.

Existem diferentes maneiras de conferir se uma conta é corrente ou poupança, sendo a mais fácil através do seu cartão do banco.

No entanto, ao conferir essas informações na tarjeta é preciso ter em mente que algumas instituições disponibilizam nas mesmas características diferentes para identificar o tipo de conta.

Confira a seguir como saber se a conta é corrente ou poupança de acordo com alguns exemplos presentes neste artigo:

Como saber se a conta é corrente ou poupança?

A seguir vamos ajudá-lo a identificar se a sua conta é corrente ou poupança de acordo com as instituições financeiras:

Banco Bradesco

Para identificar o tipo de conta dessa instituição, tenha em mãos o seu cartão, depois você deverá verificar na parte da frente o número de operação, que corresponde a três números que são separados dos outros.

  • Conta poupança: representada pelo número 013
  • Conta corrente: representada pelo número 001/00

Banco Itaú

Para verificar o tipo de conta referente ao Itaú, o cliente precisa verificar o verso de seu cartão, a fim de encontrar uma sequência numérica composta por 5+1 dígitos, por exemplo, 11111 1.

Conta corrente:

11111 1 (lembrando que é só um exemplo, a sequência numérica pode ser outra, mas segue a mesma estrutura);

Conta poupança / corrente / integrada:

Para contas integradas, ou seja, poupança e corrente, devemos levar em consideração a estrutura acima, 5+1, a diferença é que terá presente o código /500.

Há também situações em que o cartão pode conter nove dígitos no verso. Nesse caso, observe os três últimos números, caso seja escrito dessa forma 00000 0 011, a conta é corrente. Mas, se estes últimos três números se iniciarem em 0 (00000 0 011), a conta é poupança.

Também pode acontecer de o cartão possuir os nove dígitos e o código/500, o que o classifica como poupança.

Banco Santander

Assim como nos demais bancos, o cliente também pode verificar se a sua conta é corrente ou poupança através do cartão Santander.

A diferença é que verificar esse tipo de informação em seu cartão é ainda mais simples.

No caso, o código de operação 060 é referente à conta poupança, e, o código 010 é referente à conta corrente.

Esses códigos estão localizados entre a numeração da agência e conta do seu cartão, por exemplo: 1365 060 3125647 9.

Ou seja, o número 1365 é referente à agência, 3125647 9 referente a conta, e, o número 060 é o código da conta poupança.

Caixa Econômica

Aqui, o cartão Caixa também pode ser utilizado para verificar se a conta é corrente ou poupança, além disso, é bem simples encontrar esse tipo de informação.

É preciso localizar o código de operação entre o número da agência e da sua conta, no caso, o código 001 é referente à conta corrente, já o código 013 é referente à conta poupança.

Banco do Brasil

No caso do banco do Brasil, não há muito segredo, pois sempre que uma conta é aberta na instituição, automaticamente acontece a abertura das duas contas, ou seja, poupança e corrente, as quais são identificadas pelo dígito 01.

A única diferença é que ao realizar um depósito ou transferência, precisa ser especificado se deseja direcionar o valor para conta poupança ou corrente.

Bancos digitais

No caso dos bancos digitais, ao acessar o aplicativo ou conta através do site, o cliente pode ter acesso às informações de sua conta no Menu de serviços.

A diferença é que os bancos digitais não são definidos por poupança ou corrente, na verdade, são consideradas contas de pagamento, as quais podem ser utilizadas tanto para guardar suas economias, como para realizar pagamentos de boletos, transferências, administrar seu dinheiro, entre outros.

Entretanto, ao realizar transações financeiras para este tipo de conta é importante informar que é uma conta corrente.

Como saber se a conta é corrente ou poupança?

A forma menos prática de saber se uma conta é corrente ou poupança é verificando numa agência bancária, pois é um serviço simples para ter que se locomover até a mesma apenas para obter esse tipo de informação.

No caso, o método mais simples e verificando essa informação através dos códigos de operação presentes no cartão. Caso tenha dificuldades, pode ligar para central de atendimento presente no cartão e pedir ajuda para localizar esse tipo de informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.