Saiba como acessar o portal do aluno SEDUC e quais os serviços disponíveis na plataforma online!
A Secretaria de Educação – SEDUC é um órgão responsável pela administração de instituições de ensino em um território do Estado, o qual é responsável por fiscalizar, organizar e estabelecer diretrizes para aplicação da educação básica na região.
O órgão atua em diferentes níveis de ensino, desde o infantil, médio ao tecnólogo, além dos do ensino a distância – EAD.
Através do portal do aluno SEDUC é possível obter informações sobre assuntos acadêmicos, matrícula, transferência, entre outros.
Sobre a SEDUC
A SEDUC realiza a administração de instituições de ensino no Estado, portanto, pais que desejam matricular seus filhos em instituições estaduais, precisam realizar a inscrição dos estudantes no portal do aluno SEDUC.
Com a administração da SEDUC, muitas instituições de ensino estão mostrando crescimento positivo e bom retorno com excelência de ensino, melhorando assim a qualidade e reconhecimento das escolas.
No entanto, o plano administrativo do órgão do Estado sofre alterações a cada quatro anos, pois ao entrar outro governo as mudanças precisam ser realizadas, a fim de obter novas estratégias para melhorar o ensino em território Estadual.
Portal do aluno SEDUC para que serve?
A plataforma portal do aluno SEDUC é disponibilizada para que os alunos tenham acesso às informações relacionadas à sua vida acadêmica nas instituições em que estão matriculados. Para acessar a plataforma é preciso ter em mãos o número do CPF e senha cadastrada.
No portal, tanto os pais, responsáveis, quanto os alunos, podem ter acesso ao desempenho escolar do estudante, formulário para solicitar vale transporte, histórico escolar, calendário letivo, lista de frequência, solicitar transferência, acessar material didático para aulas online, boletim, etc.
O grande objetivo do portal do aluno SEDUC é que os responsáveis pelo estudante, além dele mesmo, tenham acesso às informações acadêmicas de forma rápida e prática, sem a necessidade de ficar indo até a diretoria escolar para obter simples informações.
Como acessar o portal do aluno SEDUC
- Acessar o portal do aluno é muito simples, basta clicar neste link, selecionar a opção “acessar” na página superior da tela.
- Em seguida, informe se é o aluno ou responsável por ele, informe os dados solicitados e clique em “entrar”.
Vale lembrar que o responsável possui um login diferente do aluno, caso seja o primeiro acesso, ambos devem clicar em “primeiro acesso” e informar os dados solicitados que aparecem na tela, a fim de realizar o cadastro e obter uma senha de acesso.
Como funciona o processo seletivo da SEDUC?
Muitos pais e responsáveis desejam que os filhos sejam matriculados nas melhores instituições, e se inscrevê-los em uma escola administrada pela SEDUC pode oferecer ótimos impactos na educação dos jovens.
Ao invés de ficarem horas na fila aguardando, sem saber a data correta para inscrever seus filhos, fazendo com que concorra a vaga disponível, os pais podem pleitear a vaga através do portal SEDUC. Para isso, é necessário criar um cadastro e reservar vaga.
Depois de se cadastrar no portal e reservar a vaga, você deverá anexar os seguintes documentos e enviá-los através da plataforma:
- Certidão de nascimento do aluno e foto 3×4;
- CPF e RG – No caso de menores de idade, os documentos dos responsáveis também devem ser anexados;
- Histórico estudantil e comprovante de residência atualizado;
- Informar benefícios que recebe do Governo, por exemplo, Bolsa Família.
Todos os documentos devem ser anexados, a fim de garantir a vaga em uma das instituições administradas pelo SEDUC. As vagas podem ser pleiteadas entre os meses de novembro e janeiro no portal do aluno.